Tudo o que você precisa saber sobre Transferência de Veículo

Veja qual a data limite para transferência de veículo e quais os documentos necessários

Por
Tudo o que você precisa saber sobre Transferência de Veículo

Comprou um carro novo e vai fazer a transferência de propriedade? Não sabe por onde começar? Não se preocupe, aqui você vai ter todas as dicas para dar entrada na nova documentação do veículo.

Descubra quais são os documentos necessários para transferir o carro ou moto, quanto tempo você tem para transferir o veículo e também o que é comunicado de venda. Tire todas as suas dúvidas agora mesmo.

 

Comprei um carro novo. Como devo fazer a transferência?

 

Procure o Detran, Ciretran ou postos de atendimento da sua cidade para dar entrada na transferência do veículo com o CRV (Certificado de Registro de Veículo) em mãos assinado pelo vendedor e com firma reconhecida em cartório.

Outros documentos que também devem ser apresentados são o RG ou CNH, CPF, comprovante de residência, laudo de vistoria feito pelo Detran e comprovante de pagamento das taxas. Leve o documento original e uma cópia simples.

Lembre-se: você tem até 30 dias a partir da data de assinatura do CRV para completar a transferência do veículo. Depois desse prazo, o comprador paga multa de R$195,23 e recebe 5 pontos na carteira de habilitação.

Outro ponto importante: se o carro tiver dívidas como multas é preciso quitar esses débitos antes de fazer a transferência. O Detran só dá andamento ao processo com todas as taxas pagas.

 

Vendi meu carro antigo. O que devo fazer para evitar multas no meu nome?

 

Agora o caso é inverso. Se você vendeu seu veículo e quer se resguardar de multas e infrações no seu nome até que o novo dono faça a transferência é preciso apelar para o comunicado de venda.

Mas, afinal, o que é comunicado de venda do veículo? Simples, esse é um recurso que o Detran disponibiliza para todos os antigos proprietários dos automóveis a fim de evitar prejuízos.

Depois que você vende o carro o novo dono tem 30 dias a partir da data da assinatura do CRV para completar a transferência do bem. Para evitar que multas e outros débitos não recaiam sobre você enquanto o comprador não efetua a transferência é preciso procurar o Detran e comunicar a venda do veículo. No estado de São Paulo os cartórios já repassam essa informação ao departamento de trânsito automaticamente.

Passou o prazo para a transferência e o veículo ainda não foi registrado pelo novo proprietário? O antigo dono pode pedir o bloqueio do veículo com a certidão de registro do documento feita pelo cartório ou mesmo com uma declaração de próprio punho com assinatura de duas testemunhas.

Carro bloqueado não pode ser licenciado até que a transferência seja feita. Caso o motorista seja parado em uma blitz com a documentação ilegal pode ter o veículo apreendido e só sairá do pátio quando o proprietário original foi retirá-lo, ou seja, você toma possa do veículo novamente.

Para esclarecer mais dúvidas, se certificar de todos os documentos necessários para a transferência do veículo ou ficar sabendo como fazer o comunicado de venda procure o Detran da sua cidade.