Saiu no prejuízo por causa de buraco na estrada? Você pode ser indenizado

Os prejuízos causados por má conservação das estradas podem ser ressarcidos. Veja como ser indenizado por acidentes com o carro

Por
Saiu no prejuízo por causa de buraco na estrada? Você pode ser indenizado

Seu carro caiu em um buraco na estrada ou sofreu danos causados por uma pedrada? Você sabia que é possível receber indenização por esses acidentes? Aqui nós vamos te contar quando a empresa é responsável pelos danos e como ser ressarcido depois de um acidente causado por más condições do asfalto. Fique ligado!

Problemas causados por estradas esburacadas

O mau estado de conservação das estradas brasileiras pode fazer com que você tenha sérios prejuízos financeiros. Afinal, ao bater em um buraco, os veículos podem sofrer danos tanto nos amortecedores quanto nos pneus e outros componentes importantes para seu funcionamento.

Você sabe que o sistema de suspensão é responsável por amortecer os impactos durante a direção. Mas, quando as ruas apresentam graves problemas, nem eles resistem. Os amortecedores podem sofrer avarias que contribuem até mesmo com sua incapacidade de absorver os impactos.

Outras peças da suspensão também podem ser vítimas das más condições das pistas como as bandejas e os pivôs que unem a suspensão com a carroceria. Cair em um buraco com o carro pode danificar também as rodas e pneus, comprometendo seu alinhamento e balanceamento, e prejudicando a direção segura.



Quando é possível solicitar indenização por acidentes na estrada?

Quando a concessionária passa a cuidar da conservação das pistas, ela se responsabiliza pelos danos causados aos automóveis desde que o acidente tenha sido gerado devido a um defeito no asfalto. Por isso, é importante saber quando a culpa pelo dano é da empresa responsável.

O caso mais comum que pode gerar o ressarcimento dos gastos é o de buracos na pista, mas caso haja emendas malfeitas no asfalto, falta de sinalização que indique uma lombada ou obstáculos, pedras são arremessadas do asfalto por outros veículos e problemas causados por veículos de manutenção da pista você pode entrar com o pedido de indenização por danos.

Agora, se o acidente ocorreu devido a detritos e pedras que foram jogadas pela janela de outros carros ou por imprudência do próprio motorista, a empresa não pode ser responsabilizada pelos danos. O mesmo vale para acidentes causados por animais soltos na pista em locais onde existe a sinalização informando sobre eles.



Como solicitar indenização por acidente em razão da conservação da via?

Para que você possa entrar com o pedido de indenização e ressarcimento dos gastos é preciso reunir provas sobre o acidente ocorrido. Por isso, é importante registrar um Boletim de Ocorrência narrando os detalhes do acidente.

Você também deve mostrar provas dos danos causados pelas pistas com buracos e lombadas não sinalizadas através de fotos do veículo ou dos ocupantes, apresentando testemunhas do acidente.

Outras atitudes necessárias para provar os danos e prejuízos são reunir os recibos que comprovam os gastos com atendimento médico caso haja feridos e referentes aos consertos feitos no veículo. Para entrar com o pedido de indenização, você pode solicitar os serviços de um advogado.

É bom lembrar que mesmo em pistas onde existam defeitos, buracos ou outros obstáculos é preciso estar sempre atento ao trânsito para evitar acidentes. Por isso, não fale ao celular, use cinto de segurança e não ultrapasse os limites de velocidade. A sua segurança está nas suas mãos!