Quando Trocar o Amortecedor do Carro: veja dicas de cuidados

Veja dicas de cuidados com o amortecedor e como aumentar sua vida útil

Por
Quando Trocar o Amortecedor do Carro: veja dicas de cuidados

Você sabe para que servem os amortecedores do carro? O amortecedor automotivo tem a função de absorver os impactos e é o responsável por diminuir a distância de frenagem, sustentar o alinhamento das rodas e controlar a movimentação das molas. Aqui você terá dicas de cuidados com os amortecedores e irá descobrir quando trocar esse componente do veículo. Confira!

Quando trocar o amortecedor do carro?

Os amortecedores têm tempo de vida útil estimada em 40 mil quilômetros, mas esse período de uso pode variar de acordo com a condução do carro. Se um veículo trafega apenas no asfalto, sua durabilidade pode ser maior.

Ainda assim, você deve verificar molas e amortecedores a cada 20 mil quilômetros, incluindo esses componentes na revisão veicular regular.

Note os sinais que seu carro dá. Se você perceber que ele apresenta ruídos, está com vazamento do óleo do amortecedor, tem problemas como solavancos e balanços excessivos, e falta de contato dos pneus com o solo é hora de procurar um profissional especializado.

Quais são as consequências do uso de amortecedor desgastado?

Ao apresentar problemas no amortecedor, o automóvel pode sofrer alguns riscos como aumentar as chances de sofrer com aquaplanagem durante a chuva ou ao dirigir em pista molhada, causar danos à estrutura com a transmissão de impactos ao chassi, gerar vibração dos faróis e prejudicar a iluminação automotiva, e causar menos conforto, segurança e estabilidade na direção.

Dicas de cuidados com os amortecedores

Como você viu, manter os amortecedores em bom estado de uso é fundamental para tornar as manobras mais seguras, evitar trepidações e diminuir os riscos de acidentes. Para evitar maiores problemas, confira dicas para aumentar a eficiência e durabilidade dos amortecedores automotivos:

  • Dirija com cuidado: evite ruas esburacadas e não ultrapasse os limites de velocidade e carga. A forma como você conduz o carro é fundamental para ajudar no funcionamento correto do componente.

  • Troque os amortecedores: fazer a revisão automotiva vai garantir o tempo de uso adequado dessa peça. Por isso, fique atento ao tempo de troca. Além de garantir o bom funcionamento do amortecedor, evitará o desgaste dos pneus, problemas com as molas da suspensão e conservará o alinhamento das rodas.

  • Fique atento aos sinais: como já dissemos, preste atenção ao seu carro. Quando o amortecedor apresenta problemas o automóvel dá sinais. Por isso, não ignore trepidações e oscilações ao dirigir, ruídos metálicos e vazamento de óleo. Caso isso aconteça, leve ao mecânico.

Dê importância ao amortecedor do carro. Como você viu, o uso e manutenção corretas vão aumentar a durabilidade desse componente automotivo usado para dar estabilidade, conforto e segurança, absorvendo os impactos durante a direção.