Por que é importante calibrar os pneus do carro?

Saiba qual a frequência para fazer a calibragem dos pneus automotivos e quais os riscos de usar a pressão errada

Por
Por que é importante calibrar os pneus do carro?

Você com certeza já ouviu falar sobre a importância de calibrar os pneus automotivos, não é mesmo? Mas, se ainda assim, tem alguma dúvida sobre qual a pressão correta ou qual a frequência para fazer a calibragem dos pneus, continue por aqui que vamos explicar tudo certinho.

Qual a importância de calibrar os pneus?

Calibrar os pneus automotivos ajuda o carro a suportar a carga e velocidade com mais segurança. Além disso, a calibragem dos pneus ajuda a evitar o desgaste prematuro da borracha para que você não tenha que trocar os pneus antes da hora prevista.

Você sabia que um pneu com calibragem errada pode gastar mais combustível? Sim, é verdade! Essa é uma das consequências de utilizar a pressão errada. Por isso, ao calibrar os pneus, é importante saber qual a pressão correta. Verifique no manual do veículo.

De quanto em quanto tempo é preciso calibrar os pneus do carro?

Normalmente, é indicado que a calibragem dos pneus do carro seja feita a cada 15 dias. Porém, caso você note que eles estão perdendo pressão antes desse período, é fundamental que você procure um profissional para verificar se não há problemas com os pneus como furos ou vazamentos.

A dica para calibrar os pneus corretamente e manter a pressão é fazer o processo com eles frios e nunca depois de uma longa viagem. Por isso, a caminho do serviço, logo de manhã, passe em um posto de gasolina para calibrar os pneus automotivos. E não se esqueça de também calibrar o estepe.

Quais são os riscos causados pela calibragem incorreta dos pneus?

Um pneu murcho fica mais propenso a sofrer com aquaplanagem já que sua área de contato com o solo aumenta e empurra a água para frente. Com isso, o acúmulo de água na frente do pneu fica maior. Em compensação, um pneu com excesso de pressão de calibragem pode prejudicar a frenagem e colocar sua segurança em jogo.

Outro risco causado pela falta de pressão está na possibilidade do aumento de danos causados por buracos e choques com o meio-fio. E isso pode causar bolhas na lateral do pneu, levando-o até mesmo a estourar.

Viu só como é importante calibrar os pneus do carro corretamente? Por isso, faça sempre a calibragem no período indicado e fique de olho no real estado dos pneus para viajar sempre em segurança.