O que não fazer ao dirigir: 5 situações que são consideradas infrações de trânsito

Conheça alguns hábitos dos motoristas que podem ser penalizados por multa de trânsito

Por
O que não fazer ao dirigir: 5 situações que são consideradas infrações de trânsito

Alguns hábitos no trânsito são tão comuns para os motoristas que podem passar batido. Mas você deve ficar atento. Algumas situações são consideradas infrações penalizadas através de multa. Por isso, fique ligado e saiba o que não fazer ao dirigir para não sofrer possíveis sanções.

Fumar enquanto dirige

Fumar dentro do carro não é proibido. A restrição está em dirigir com apenas uma das mãos – essa atitude só é permitida para fazer sinais regulamentares com o braço, mudar a marcha do automóvel ou acionar equipamentos do veículo. Por isso, fumar é uma das atitudes proibidas, já que o motorista terá que tirar uma das mãos do volante.

Considerada uma infração média de 4 pontos na carteira de habilitação, essa infração está prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Assim como dirigir fumando, consumir alimentos também é proibido já que o motorista usará apenas uma das mãos para conduzir o veículo.

Transportar crianças no banco da frente

Com certeza você já ouviu falar que lugar de criança é no banco de trás. Ainda assim, muitos condutores levam crianças no banco da frente do carro. Com menos de dez anos, crianças devem ser transportadas no banco traseiro e com dispositivos de retenção de acordo com sua idade.

Mas há alguns casos que são considerados permitidos desde que observadas as condições. Por exemplo, carros que não possuem bancos traseiros, com as picapes cabine simples, ou quando houver mais crianças do que o permitido para transportar na traseira do veículo são situações que permitem que elas sejam levadas no banco da frente.

Dirigir sem óculos

Na CNH há um campo que registra a necessidade de utilizar óculos para motoristas que já fazem uso de lentes corretivas. Caso essa condição não seja cumprida, o Código de Trânsito prevê a aplicação de multa e retenção do veículo até que a situação seja regularizada. Conduzir carro sem o uso de óculos ou lente de contato quando necessário é considerado infração gravíssima.

Carro com falta de combustível

Você sabia que a falta de combustível pode ser considerada uma infração de trânsito? O artigo 180 do CTB considera que ficar imobilizado na via por falta de combustível é uma infração média que acarreta a adição de 4 pontos na CNH, multa e remoção do automóvel. Por isso, se você perceber que o carro está entrando na reserva, não arrisque a ficar sem combustível.

Utilizar a buzina em locais proibidos

Usar a buzina não é o problema, você até pode acioná-la em cruzamentos ou ao avisar sobre uma ultrapassagem. Nesses casos, toques rápidos na buzina são suficientes. Entretanto, você não pode buzinar repetidas vezes em locais proibidos como próximo a hospitais ou ainda em horário restrito entre 22h e 6h. Conforme o artigo 227 do CTB, é considerado infração leve.

Além de não ser punido, respeitar o que diz a lei é necessário para uma condução segura. Por isso, lembre-se sempre de seguir as normas de trânsito. Fique por dentro de outros hábitos de trânsito que são considerados infração acessando o Blog da Carvizion!