O que é GNV? Quais as vantagens de usar Gás Natural no carro?

Conheça os prós e contras de investir no kit GNV para o carro

Por
O que é GNV? Quais as vantagens de usar Gás Natural no carro?

GNV, o Gás Natural Veicular, é uma opção de combustível mais limpo e para quem pretende economizar. A diferença entre ele e a gasolina acontece na queima de combustível, uma vez que o gás natural praticamente não emite monóxido de carbono, sendo considerado uma energia mais limpa.

Vantagens e Desvantagens do GNV

Converter o veículo movido a gasolina ou etanol com um kit de GNV custa entre R$3,9 mil e R$5 mil. Normalmente, motoristas que usam mais o carro como os taxistas recuperam o investimento mais rapidamente por causa das vantagens oferecidas pelo combustível. Confira quais são os prós e contras de usar gás natural veicular.

Menor consumo de combustível

A principal vantagem de usar GNV ou invés de optar por etanol, gasolina ou diesel é o menor gasto e consumo de combustível. Em comparação com a gasolina, o gás natural é cerca de 43% a 58% mais econômico.

Gás natural é menos poluente

O GNV emite cerca de 20% menos dióxido de carbono em relação a gasolina e 15% menos CO2 em relação ao etanol. Isso faz do gás natural veicular uma das energias mais limpas, poluindo menos o meio ambiente.

Danos aos componentes automotivos

Ao investir no uso do GNV, alguns componentes do carro podem sofrer prejuízos e isso é uma das desvantagens do gás natural. Ele pode causar o desgaste dos cabos de vela, diminuindo seu tempo de vida em até 30 mil quilômetros. Outro problema que pode ocorrer é a falta de lubrificação das válvulas já que os cilindros trabalham com um combustível seco.

Perda de potência do motor

O GNV de geração 5 pode oferecer uma perda de potência de até 3% em relação ao motor movido à combustão. Isso faz com que o motor do carro possa ficar mais fraco com o uso do gás natural veicular.

Perda de garantia do carro

Ao trocar o sistema de combustível do automóvel, ele passará por uma grande modificação. Isso implica na perda de garantia de fábrica oferecida pela montadora do veículo, ou seja, para carros novos, instalar o kit GNV pode ser mais uma desvantagem.

Se você decidiu investir no kit de gás natural para seu veículo é importante saber que, mesmo após a mudança, o carro poderá ser abastecido com gasolina ou etanol. Outro ponto importante é que essa mudança requer a realização de vistoria após a instalação para emitir o novo documento.