Manutenção dos Freios: Dicas e Cuidados com o Sistema de Freio do Carro

Saiba como perceber se os freios do carro estão com problemas e como resolver

Por
Manutenção dos Freios: Dicas e Cuidados com o Sistema de Freio do Carro

Cuidar dos freios do carro é fundamental para a sua segurança. Afinal, freios com problemas aumentam o risco de acidentes. Por isso, você deve ficar sempre atento aos sinais que seu automóvel dá, fazendo a manutenção correta. Fique ligado que vamos te dar dicas de cuidados com o sistema de frenagem do veículo.

Cuidados com os Freios

Enquanto você dirige, note os sinais que seu carro dá e faça a manutenção corretamente. Veja só quais são os indícios mais comuns de problemas com freios automotivos:

Pedal baixo pode ser sinal de falta de fluido e ele é o responsável por transferir pressão para as pastilhas. É importante ficar de olho no fluido de freio e trocar a cada 10 mil km ou depois de 1 ano em média.

Problemas na pastilha de freio podem ser identificados a partir de barulhos que acontecem ao frenar. Outro sinal de que algo pode estar errado com as pastilhas acontece quando a luz de freio de mão acende ou pisca.

Se você notar que o volante começa a trepidar, o disco de freio pode estar empenado. Isso pode acontecer se o motorista usar os freios mais do que o necessário, causando um superaquecimento que compromete todo o sistema de frenagem.

Caso você perceba algum desses problemas no seu carro, procure uma oficina mecânica para solucionar os danos o mais rápido possível.

Entenda um pouco mais sobre os componentes dos Freios

  • Pedal: usado para acionar os freios do carro, o pedal é o componente que mais fica em contato com o motorista – e também é um dos mais resistentes.

  • Discos: trabalham junto com as pastilhas para fazer o veículo parar. Os discos de freio ficam nas rodas do carro.

  • Tambor: responsável pelo acionamento dos freios das rodas traseiras, ele merece atenção. Danos no tambor precisam ser verificados para evitar grandes problemas.

  • Pastilhas: em contato com o disco de freio, as pastilhas fazem o veículo parar. Com o tempo, elas perdem seu poder de frenagem, por isso é bom estar atento aos sinais do veículo para fazer a troca.

  • Servo freio: transmite a força do pedal para o sistema de freio e tem vida útil aproximada entre 100 mil e 200 mil quilômetros rodados.

  • Cilindro mestre: ele tem a função de transformar a pressão mecânica em hidráulica e abastecer o sistema de freio com fluido.

Seja em sistemas que contam com freios ABS que evita que as rodas derrapem durante a freada ou EBD de controle de tração e estabilidade, os cuidados com os freios estão ligados a sua segurança e é importante que você verifique o estado do sistema de frenagem antes de pegar a estrada. Não se esqueça: a revisão e manutenção veicular podem evitar danos maiores.