Dicas de Como Transportar Animais no Carro com Segurança

Para que você não se distraia e cause acidentes no trânsito, aprenda a melhor forma para levar seu pet

Por
Dicas de Como Transportar Animais no Carro com Segurança

Uma viagem longa ou apenas uma ida até o veterinário. Todo cuidado é pouco quando você for sair com seu animal de estimação no carro. Mais do que evitar multas de trânsito, você precisa pensar na sua segurança e do seu animalzinho. Por isso, confira dicas de como levar os pets no carro com segurança.

O que não pode fazer ao transportar animais no carro?
Caso você vá viajar com o bichinho de estimação, tome cuidado para não deixá-lo livre, leve e solto no carro. O Código de Trânsito Brasileiro proíbe, através do artigo 252, o transporte de animais à esquerda do motorista ou entre seus braços e pernas. Cometer essa infração fará com que você leve quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$130,16.

Nada de deixar seu cachorro ou gato com a cabeça para fora da janela. Mesmo que ele goste de apreciar a vista, isso pode ser perigoso, pois expõe o pet a riscos como ser atingido por galhos de árvores ou mesmo outros automóveis.

Levar o animal de estimação do lado de fora na caçamba da picape e com parte do corpo voltada para fora da janela, por exemplo, é uma infração prevista no artigo 235 do CTB. Você estará cometendo uma infração grave, passível de cinco pontos na habilitação e multa de R$195,23.

como transportar animal de estimação com segurança no carro

Como transportar animais de estimação no carro de forma correta?

Para que você não fique preocupado em levar o bichinho de estimação no carro e acabe desviando a atenção do trânsito, podendo até mesmo provocar um acidente, é preciso contar com acessórios de segurança próprios para os pets. Confiras quais são as formas para um transporte seguro:

  • Caixa de Transporte: indicada para animais de pequeno e médio porte, as caixas de transporte são ideais para viagens mais longas. Mas também é a melhor escolha para levar os animaizinhos no dia a dia, principalmente os gatos.
  • Cadeirinha para Pet: presas no banco do carro, as cadeirinhas de segurança para animais tem o formato de um cesto, onde o bichinho vai preso pela coleira do lado de dentro. Indicada para cachorros de porte pequeno com até 10kg.
  • Cinto de Segurança: mais usado para animais maiores, o cinto de segurança é colocado no banco traseiro do veículo, prendendo o pet com o auxílio da própria guia.
  • Grade de Segurança: indicado para animais de estimação maiores, a grade é colocada entre os bancos traseiro e dianteiro para impedir o movimento do cachorro dentro do carro e a distração do motorista.

Viu só? Com esses acessórios específicos para animais de estimação você consegue levar seu bichinho para todos os lugares com você e em segurança que é o mais importante, né? Por isso, não se descuide: descubra qual a melhor forma de levar seu cachorro ou gato durante as viagens e transporte seu animalzinho em segurança.