6 Cuidados Importantes para Dirigir na Chuva com Segurança

Confira 6 dicas para dirigir com segurança na chuva e fazer a manutenção preventiva

Por
6 Cuidados Importantes para Dirigir na Chuva com Segurança

Verão chegando e com ele o período de chuvas. Para não ser pego desprevenido pela chuva no trânsito é preciso tomar algumas medidas preventivas e ter maior cuidado ao dirigir. Por isso, siga nossas dicas para dirigir na chuva com segurança.

Faça a manutenção das palhetas de para-brisa

Um dos principais componentes para revisar nesses períodos é a palheta limpador de para-brisa. Se elas não estiverem funcionando adequadamente você terá a diminuição da visibilidade e isso colocará a sua segurança e de outros motoristas em risco.

A circulação de ar dentro do carro é outro fator que prejudica a visão durante a direção. Se você perceber que os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo por dento do carro. Você também pode deixar os vidros alguns centímetros abertos para criar circulação de ar. Outra dica é ligar o ventilador ou ar condicionado automotivo para que os vidros possam desembaçar.

Cuidados com os pneus

Tão importante quanto a visibilidade no trânsito, os cuidados com os pneus são fundamentais ao enfrentar uma chuva. Por isso, veja o estado em que se encontram os pneus do carro e faça a troca se necessário. Você também deve se atentar à calibragem e colocar a pressão correta que ainda ajuda a evitar o desgaste.

Se os pneus automotivos estiverem muito lisos são grandes as chances de sofrer com a aquaplanagem e perder o controle do veículo. Caso isso aconteça, tenha tranquilidade para conseguir manter o veículo na estrada.

Atente-se aos faróis do carro

Outro cuidado ao enfrentar as chuvas é com os faróis automotivos. Além de verificar o estado das lâmpadas para que elas não comprometam sua segurança, é recomendado que você mantenha os faróis sempre ligados no médio. Além de te auxiliar nos períodos chuvosos, você evita ofuscar a vista de outros motoristas.

Cuide do sistema de freios

Para não ser pego desprevenido, os cuidados com os freios do carro devem ser constantes. Por isso, é importante incluí-lo na lista de componentes obrigatórios para revisão veicular, principalmente nessa época. Com os freios nas condições adequadas você terá segurança para usá-los em caso de emergência.

Cuidado ao estacionar

Quedas de árvores e granizo podem danificar seu carro. Por isso, durante as chuvas, preste atenção ao lugar onde estacionará seu veículo para que ele não fique propenso a esses acidentes. Escolha áreas cobertas para estacionar seu automóvel ou em locais em que não tenham árvores por perto.

Redobre a atenção ao dirigir

Com a manutenção do carro em dia, preste atenção ao dirigir na chuva. Mantenha uma distância segura do veículo à frente, reduza a velocidade para não perder o controle da direção, redobre os cuidados nas ultrapassagens e tenha atenção especial nas curvas.

Se deparou com uma área alagada? Não pense duas vezes e pare no acostamento até que a chuva diminua. Se está enfrentando uma enchente não ligue o carro para não causar danos ao motor. Nessas horas, o ideal é que você acione um guincho e faça a revisão do veículo logo depois.