Como verificar o nível de óleo do carro: saiba como fazer

Aprenda a checar o óleo do veículo e saiba por que há vazamentos de óleo

Por
Como verificar o nível de óleo do carro: saiba como fazer

O óleo de motor do carro tem uma função muito importante para seu funcionamento. Por isso, é bom sempre checar o nível de óleo e fazer a troca quando necessário. Usado para lubrificar as peças do motor e evitar atritos, ele precisa estar no nível correto para cumprir seu papel. Veja como fazer!

Dicas: como checar o nível de óleo do motor?

Para medir o nível de óleo do motor o recomendado é que o carro esteja desligado há pelo menos 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter. Muitos especialistas indicam que é preciso olhar o nível de óleo logo de manhã, antes de fazer o automóvel funcionar.

Para verificar se ele está dentro do limite correto é preciso seguir alguns passos. Veja só:

  • Retire a vareta e limpe-a bem com um tecido que não solte fiapos para não entrar em contato com o óleo de motor.

  • Coloque novamente a vareta no reservatório e retire mais uma vez.

  • O nível deve estar entre os dois pontos indicados como mínimo e máximo.

O que fazer se o nível do óleo estiver abaixo ou acima do indicado?

Ao fazer a checagem do óleo do veículo você notou que ele está abaixo do nível indicado. Nesse caso, é preciso fazer a troca do lubrificante. Isso porque, se ele estiver abaixo do nível recomendado, pode causar falta de lubrificação, atrito entre as peças e danificar componentes como a bomba de óleo.

Caso o nível de óleo esteja acima do indicado também pode causar problemas no funcionamento do veículo. O excesso de óleo pode causar vazamentos. E, para verificar se isso está acontecendo, fique de olho no chão logo abaixo do carro para ver se há manchas.

Retentores danificados e problemas no tampão do cárter podem ser as causas de vazamentos de óleo. Para certificar onde está o problema, é ideal que você leve seu veículo até o mecânico para fazer a revisão dos componentes.