Como Tirar Carteira de Habilitação Especial para PcD

Confira o passo a passo para ter CNH para PcD e como funciona o exame para habilitação

Por
Como Tirar Carteira de Habilitação Especial para PcD

Ano a ano, tem crescido o número de vendas de carros para PcD. E esse aumento reflete diretamente na busca por informações. Afinal, quem tem direito a tirar carteira de habilitação especial? E como é o processo para requerer o direito? Aqui no Blog da Carvizion você verá como tirar a CNH especial para PcD. Acompanhe!

Quem tem direito à CNH para PcD?

A carteira nacional de habilitação especial se destina a pessoas que possuem algum problema de mobilidade ou doença que pode afetar suas funções motoras e cognitivas. Para ter o direito à CNH especial é preciso ter uma das doenças listadas pelo Detran, como artrite, artrose, amputação de membros, nanismo e deficiência visual. Se você tem dúvidas sobre a sua condição, vale a pena consultar o Departamento de Trânsito da sua cidade.

Como tirar CNH especial para PcD?

O processo para tirar a carteira de habilitação especial é o mesmo para quem vai tirar a primeira CNH. A diferença está na realização de um exame físico e psicotécnico que deve ser realizado por uma junta médica credenciada pelo Detran de cada estado.
Através desse exame é que será informado se o postulante a motorista está apto a dirigir. Depois disso, o exame é aplicado com um veículo adaptado conforme a necessidade de cada aluno e disponibilizado pela autoescola.
As regras são as mesmas: o futuro motorista deve cumprir 45 horas de aulas de direção para se submeter à prova prática, onde seguirá o mesmo percurso e critérios de avaliação de qualquer aluno.
Mas aí está a diferença: enquanto o exame é aplicado, um médico deve acompanhar o teste e avaliar se o veículo atende às necessidades do condutor.
Lembrando que para tirar a habilitação especial você deve ter 18 anos completos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4 colorida.

O que significam as letras no campo de observações da CNH?


Foi aprovado no exame para tirar a Carteira Nacional de Habilitação? Com sua CNH em mãos, note que o campo de observações da CNH especial para Pessoas com Deficiência é preenchido com uma letra. Cada letra, de A a Z, corresponde à adaptação necessária para o motorista. Saiba qual o significado das observações: 

A

Obrigatório uso de lentes corretivas

B

Obrigatório uso de prótese auditiva

C

Obrigatório uso de acelerador à esquerda

D

Obrigatório uso de veículo com transmissão automática

E

Obrigatório uso de empunhadura/manopla/pomo no volante

F

Obrigatório uso de veículo com direção hidráulica

G

Obrigatório uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática

H

Obrigatório uso de acelerador e freio manual

I

Obrigatório uso de adaptação dos comandos de painel ao volante

J

Obrigatório uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo

K

Obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e ou almofadas (fixas) de compensação de altura e ou profundidade

L

Obrigatório o uso de veículos com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e ou almofadas fixas de compensação de altura ou profundidade

M

Obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado

N

Obrigatório o uso de motocicleta com o pedal de freio traseiro adaptado

O

Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de freio dianteiro adaptado

P

Obrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada

Q

Obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo

R

Obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo

S

Obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas

T

Vedado dirigir em rodovias e via de trânsito rápido

U

Vedado dirigir após o pôr do sol

V

Obrigatório uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual

W

Aposentado por invalidez

X

Outras restrições

Y

Deficiente auditivo (restrição aparece como x nas observações)

Z

Visão monocular (restrição aparece como x nas observações)

 

Como alterar ou renovar a CNH especial?

Caso o motorista tenha se tornado portador de necessidades especiais depois de tirar a carteira de habilitação é preciso fazer a alteração, passando novamente pelos exames médicos e práticos. O mesmo vale para quem vai renovar a habilitação para PcD. Antes de passar pelos exames, preencha o formulário disponibilizado pelo Detran e pague o documento de arrecadação para dar andamento ao processo.
Ao tirar a CNH especial você terá direito à isenção de impostos na compra de um carro novo, benefício que pode gerar uma economia de até 30%. Para saber mais, continue ligado no Blog da Carvizion e assine nossa newsletter.