Como Renovar a Carteira de Habilitação: veja os documentos necessários

Tire todas as suas dúvidas sobre a renovação da CNH

Por
Como Renovar a Carteira de Habilitação: veja os documentos necessários

CNH vencida é hora de renovar a habilitação. Pintou a dúvida de quais documentos são necessários para a renovação? Quer saber se é preciso pagar alguma taxa e qual o prazo permitido para continuar circulando mesmo com o documento vencido? Confira agora!

Minha CNH venceu. O que eu devo fazer?
Fique de olho na carteira de motorista para saber qual a data de validade do seu documento. A cada 5 anos é preciso renovar a CNH para a maioria dos motoristas, já para os maiores de 65 anos o prazo é de 3 anos. Veja quais são os documentos necessários para a renovação:
• Documento de Identidade (RG)
• Cadastro de Pessoa Física (CPF)
• Comprovante de residência
• Carteira Nacional de Habilitação vencida

Ao apresentar a documentação exigida, leve o documento original e uma cópia simples. Para o comprovante de residência é recomendado levar uma conta atual no seu nome. Antes da renovação, é preciso fazer o exame médico que atesta se o motorista está em boas condições para continuar dirigindo. Para motoristas profissionais também é solicitado o exame psicotécnico que deve ser feito em clínicas credenciadas ao Detran. Vale a pena consultar o Detran da sua cidade para conferir toda a documentação necessária para revalidar a CNH.

Pagamento para renovar a CNH e retirada de pontos
O Detran cobra ao emitir a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Há taxas cobradas também para a realização do exame médico. Para saber os valores, consulte o site do Detran.
Outra dúvida que sempre surge ao renovar a CNH é em relação à retirada de pontos cometidos por infrações de trânsito. Saiba que, ao renovar a carteira, os pontos não são abatidos. Eles somente são retirados após um ano da data da multa. Lembrando que, ao atingir 20 pontos, o motorista perde temporariamente o direito de dirigir.

Por quanto tempo posso continuar dirigindo com a carteira de motorista vencida?
Se a CNH venceu você pode continuar trafegando por até 30 dias, período em que você deve dar início ao processo de renovação da carteira de habilitação, fazendo a solicitação e pagamento da taxa. Caso o motorista continue dirigindo após esse prazo estará cometendo infração gravíssima passível de 7 pontos na carteira e multa de R$293,47.