Como Limpar o Farol Principal do Carro: Dicas e Cuidados

Saiba como restaurar o farol principal do carro com dicas especiais

Por
Como Limpar o Farol Principal do Carro: Dicas e Cuidados

Os faróis automotivos são super importantes no trânsito, afinal são eles os responsáveis por garantir a iluminação dos trajetos para que você siga sempre em segurança. Por isso, você tem que dar uma atenção especial a eles.
Notou que o farol principal está ficando amarelado ou embaçado? Alguns cuidados são fundamentais para mantê-los sempre em ordem, evitando aquele visual de desleixo e carro sujo. É hora de conferir nossas dicas!

Farol de Vidro x Farol de Acrílico
Antes de pularmos para as dicas de cuidados e manutenção dos faróis automotivos, vamos falar um pouco sobre os pontos positivos e negativos de ter farol com lente de vidro e farol com lente de acrílico.
Sempre pinta a dúvida, qual o melhor material para lente de farol: vidro ou acrílico? Antes, os carros vinham equipados com lentes de vidro que são muito mais resistentes e duram mais, mas, com o tempo, foi dando espaço para as lentes de acrílico ou policarbonato.
Esse material tem a vantagem de ser mais barato. Além disso, ele não trinca por causa do impacto de pedras arremessadas do asfalto como a lente de vidro e é mais resistente às variações climáticas, mas também pode amarelar e ficar fosco com o passar do tempo.

Como restaurar o farol principal amarelado ou manchado?
Farol amarelado, embaçado ou manchado tem jeito. Algumas pessoas apelam para receitas caseiras, mas, no mercado automotivo, existem produtos feitos especialmente para revitalizar o farol principal e as lanternas automotivas. Vamos para as dicas de cuidados com os faróis?

Dica 1:
Enfrentou a poeira da estrada durante a viagem? Ao chegar em casa a recomendação é lavar os faróis com sabão neutro e secar bem, assim, você já evita o acúmulo de sujeira e aquele aspecto de farol sujo e velho.

Dica 2:
Quer apostar em receitas caseiras para limpar o farol do carro? As mais conhecidas e que trazem melhores resultados são o uso de óleo de banana, vinagre com bicarbonato de sódio e pasta de dente que deve ser aplicada por toda a lente do farol principal e removida logo em seguida.

Dica 3:
Você não é afeito a receitas caseiras e prefere investir em um produto específico para restaurar faróis automotivos? No mercado automotivo tem uma grande variedade de revitalizadores e renovadores para farol de carro. Vale a pena investir nesses produtos de limpeza para diminuir o amarelamento, as manchas e o aspecto fosco adquirido com o tempo.

Dica 4:
Para ter um resultado duradouro, o lixamento e polimento são práticas usadas para tirar o tom amarelado da lente do farol automotivo. Nesse serviço são usados cristalizadores que clareiam a lente e diminuem os efeitos da exposição aos raios ultravioleta e verniz que protege a lente e devolve o brilho.

Momento #FicaDica: se você for optar por fazer o polimento do farol do carro, procure um profissional 100% da sua confiança para que realize o serviço. Só assim você terá o resultado esperado.
Faróis que estão com o aspecto envelhecido e que apresentam trincados e riscos podem não apresentar melhora no visual. Nesse caso, a sua melhor escolha será trocar os faróis principais para que continue trafegando com segurança.