Como Levar Criança no Carro com Segurança?

A cadeirinha de segurança é obrigatória para transportar crianças. Descubra qual o modelo ideal para cada idade

Por
Como Levar Criança no Carro com Segurança?

Você sabia que os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes de crianças no Brasil? Segundo a ONG Criança Segura, 3,7 mil crianças entre um e 14 anos morrem no país todos os anos e mais 113 mil são hospitalizadas por causa dos acidentes. Se assustou com esses números? Para impedir o aumento desse índice, saiba como transportar crianças no carro corretamente e aproveite as férias com segurança.

A Lei da Cadeirinha

A Resolução n° 277 de 2008 é conhecida como a Lei da Cadeirinha e deixa claro quais são as condições certas para que as crianças sejam transportadas com segurança todos os dias. Para cada idade, um assento ou cadeirinha diferente.

Usar as cadeirinhas de segurança é super importante para manter as crianças protegidas em caso de acidentes. O motorista que não cumpre o que estabelece a lei é multado com 7 pontos na carteira, deve pagar valor de R$293,47 e tem o carro retido.

Qual a cadeirinha certa para cada idade?

  • Até 1 ano: crianças recém-nascidas até aproximadamente 1 ano de idade ou 13kg precisam ser transportadas no bebê conforto ou conversível que deve ser instalado no banco Como levar criança no carro com segurança: bebê conforto até 1 anode trás e voltado para o vidro traseiro do carro.

  • De 1 a 4 anos: a cadeirinha de transporte deve ser utilizada obrigatoriamente para crianças até 4 anos. Ela deve ser posicionada no banco traseiro e voltada para a frente do carro, geralmente fixada por cinto de segurança de 3 pontos.

  • De 4 a 10 anos: o assento de elevação ou booster é indicado para crianças com peso entre 18 e 36kg. Segundo a Resolução do Contran, esse modelo deve ser usado até 7 anos e meio, porém é indicado que apenas quando a criança tenha no mínimo 1,45m passe a usar somente o cinto de segurança.

  • A partir de 10 anos: quando a criança tem no mínimo 1,45m de altura pode ser transportada usando o cinto de segurança sem cadeirinha. Até os 10 anos de idade, ela deve ir apenas no banco traseiro.

Como instalar cadeirinha para criança no carro

Para instalar a cadeirinha de transporte veicular é preciso verificar as instruções fornecidas pelo fabricante, utilizando o cinto de segurança corretamente para manter a criança bem presa ao assento.

Além de colocar corretamente a cadeirinha no carro, você tem que seguir a posição indicada para o uso, ou seja, o bebê conforto deve ser posicionado com a criança voltada para o vidro traseiro enquanto os outros assentos devem ficar virados para a frente do carro.

A partir de 2020 todos os carros à venda devem vir com o sistema Isofix ou Latch de acordo com a Resolução 518 do Contran. Esse sistema de retenção infantil vem com o objetivo de diminuir o número de lesões ou acidentes causados. Ao contrário das cadeirinhas usadas atualmente, os assentos do tipo Isofix ou Latch são presos na estrutura do carro e não no cinto de segurança.

Lembre-se: usar a cadeirinha de segurança corretamente diminui o risco de acidentes com crianças e irá proteger seu filho em caso de batidas ou freadas bruscas.