Como Financiar um Carro: vantagens e desvantagens do financiamento automotivo

Dicas para financiar carro sem complicações

Por
Como Financiar um Carro: vantagens e desvantagens do financiamento automotivo

Vai financiar um carro? Antes de começar a escolher o veículo e a forma de pagamento é fundamental que você comece a fazer um planejamento, pois este é um investimento de longo prazo que acarreta também custos de manutenção. Separamos algumas dicas para que você possa comprar um carro sem grandes sustos.

Dicas para financiar um carro

  • Planeje-se: antes de comprometer sua renda com um financiamento automotivo coloque no papel todos os custos dessa negociação; só assim você saberá se vale a pena financiar um carro. Saiba qual o valor máximo da prestação mensal que poderá pagar e liste os gastos que terá com o veículo como impostos, revisões e outras despesas;
  • Consulte as condições de financiamento: os bancos e instituições financeiras disponibilizam simuladores online para que os clientes tenham acesso às informações como tempo de financiamento, valor das parcelas e as taxas de juros;
  • Valor de entrada: optar por comprar um carro sem entrada poderá fazer com que você pague juros mais altos e parcelas maiores. Por isso, ter o valor de entrada para o financiamento pode fazer com que você consiga melhores chances para negociação.
  • Pesquise as opções do mercado: é importante que você pesquise todas as alternativas de veículos e valores para saber quais opções se encaixam no seu orçamento. Use a internet como aliada para pesquisar os veículos, valores do carro e condições de financiamento.

Financiar carro novo ou usado?

Mesmo depois de se programar para a compra de um novo carro você ainda está na dúvida sobre qual veículo comprar? Saiba quais as vantagens ao investir em um carro novo, seminovo ou usado.

Veículos Novos

A principal vantagem ao comprar um carro novo é sua garantia de fábrica que pode chegar a até 5 anos e a confiança de estar investindo em um veículo novo, recém-saído da fábrica e que não irá te deixar na mão. Isso é importante para quem não deseja ter grandes gastos com consertos causados por peças desgastadas ou danificadas pelo tempo de uso. Em geral, o financiamento de veículos novos pode gerar taxas de juros menores.

Veículos Seminovos

A vantagem em investir em um automóvel seminovo é seu preço mais baixo quando comparado aos veículos novos. São considerados seminovos veículos com pouca quilometragem, em média até 20 mil km rodados, até 3 anos de fabricação e ter tido um único dono. Antes de optar por um automóvel seminovo, é importante fazer uma boa avaliação sobre suas condições.

Veículos Usados

A grande vantagem ao escolher um veículo usado é seu preço baixo, mas sempre gera a dúvida: será que vale a pena investir em um carro usado? Por isso é recomendado que, antes de optar por um modelo usado, você cheque a quilometragem, os pneus, amortecedores, embreagem, lataria e parte mecânica do automóvel. Além de ser um investimento mais barato, o carro usado, em geral, possui IPVA menor quando comparado aos modelos novos.

Como Financiar um Carro Quais as Vantagens e Desvantagens


Como financiar um carro: quais as modalidades de financiamento automotivo

Antes de fazer o financiamento de um veículo você precisa saber quais são os prós e contras de cada modalidade para optar pelas melhores condições de acordo com seu planejamento.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC é a forma mais usual de financiamento automotivo. Através dessa modalidade, você negocia as taxas de juros que são fixadas e não sofrem alteração ao longo do pagamento das prestações. O contrato é feito diretamente com o banco, onde é realizado um empréstimo ao consumidor, e o veículo fica alienado, não podendo ser negociado até que sejam pagas todas as prestações. Nessa modalidade há também a cobrança de IOF.

Consórcio

Opção mais barata de financiamento, o consórcio automotivo é considerado uma opção vantajosa para quem não tem um valor de entrada em mãos e tampouco pressa em adquirir um carro, uma vez que o usuário precisa ser contemplado para poder pegar o automóvel. Antes de optar por essa modalidade, consulte as taxas de juros e o CET (custo efetivo total) que inclui as despesas que serão pagas durante o financiamento como taxas e impostos.

Leasing

O Leasing funciona através do aluguel do automóvel com a opção de compra ao fim do contrato. Assim, o consumidor tem a posse do veículo, porém, ele não fica registrado no seu nome, podendo ser transferido apenas ao fim do pagamento das parcelas. A desvantagem do leasing é a impossibilidade de adiantar as prestações do financiamento, fazendo com que o usuário não tenha acesso a descontos concedidos ao pagar com adiantamento.

Principais dúvidas sobre financiamento automotivo

É possível financiar um automóvel com o nome no SPC ou Serasa?

Se você está com o nome negativado, seu pedido para financiamento será recusado pelos bancos e instituições financeiras. Isso porque, considera-se que, se há uma dívida em seu nome, você não conseguirá realizar o pagamento de uma nova negociação.

O que é score e qual sua importância para o financiamento veicular?

O score de crédito serve para indicar o grau de confiança do consumidor, analisando, estatisticamente, a probabilidade de inadimplência dentro do grupo ao qual ele está inserido. Ter uma boa pontuação depende do seu comportamento de crédito, se há dívidas atrasadas e empréstimos em seu nome, e, principalmente, o pagamento de compras no crediário em dia.

Como funcionam as taxas de juros?

De acordo com a instituição financeira, as taxas de juros mudam anualmente ou mensalmente. Há três fatores que influenciam para que as taxas cobradas em um financiamento sejam maiores ou menores. São elas: o ano do automóvel, a quantidade de parcelas e o valor de entrada da compra.

Qual a influência do ano do veículo no financiamento?

O ano do automóvel irá influenciar na cobrança de juros porque os bancos e financiadoras consideram que, quanto mais antigo for o modelo, mais chances há de apresentar problemas e causar a inadimplência. Por isso, as empresas preferem financiar carros mais novos.

Depois de pesquisar qual a melhor forma de financiamento automotivo e escolher o modelo de veículo da sua preferência, você estará pronto para realizar a negociação de um financiamento que se encaixará no seu planejamento.