Como Fazer a Manutenção do Carro em 9 Passos

Saiba quais componentes verificar para evitar problemas no carro

Por
Como Fazer a Manutenção do Carro em 9 Passos

Cuidar bem do carro é fundamental. Alguns componentes e sistemas automotivos merecem atenção o tempo todo. Só assim você saberá como evitar problemas no funcionamento do veículo. Por isso, saiba o que verificar ao fazer a manutenção do automóvel.

Calibragem de Pneus

Você sempre vai ouvir que é importante calibrar os pneus do carro. E realmente é! Ao fazer a calibragem correta o veículo tem maior contato com o solo e você passa a dirigir com mais segurança e conforto. Além disso, a pressão correta nos pneus automotivos ajuda a evitar o gasto excessivo de combustível. Faça a calibragem com os pneus ainda frios e, preferencialmente, todas as semanas.

Alinhamento e Balanceamento

Ao trocar os pneus do carro é importante fazer o alinhamento e o balanceamento. Vale a pena verificar qual a recomendação da montadora. Normalmente, esses serviços são indicados a cada 10 mil quilômetros rodados ou caso o motorista sinta que o volante esteja vibrando ou que o carro anda puxando para um dos lados.

Óleo e Filtro de Óleo do Motor

Trocar o filtro de óleo do carro é fundamental para manter a lubrificação dos componentes do motor do veículo. Por isso, é importante fazer sempre a troca do óleo. Normalmente, recomenda-se que ela seja feita todos os anos ou a cada 10 mil quilômetros. Ao trocar o óleo do motor, é indicado também fazer a reposição do filtro de óleo responsável por reter as impurezas e impedir sua entrada no compartimento de óleo do veículo.

Velas de Ignição

Responsável por produzir a centelha que gera a partida no motor do carro, a vela de ignição perde a eficiência com o passar do tempo, causando perda de potência e aumento de combustível do veículo. Por isso, é indicado fazer a manutenção desse componente e a troca das velas a cada 40 mil quilômetros.

Pastilhas de Freio

Você sabe a importância do sistema de freios para o funcionamento do carro e a sua segurança. As pastilhas de freio são responsáveis por reduzir a velocidade do veículo e fazê-lo parar. Quando elas estão gastas, o carro apresenta dificuldade nas frenagens, o pedal fica mais baixo e há barulho de metal. Por isso, é importante fazer a revisão e manutenção adequada do sistema de freios automotivos.

Palhetas Limpador de Para-brisa

O funcionamento correto do limpador de para-brisa é fundamental para aumentar a visibilidade dos motoristas durante as chuvas. Por isso, é importante checar se as borrachas das palhetas estão secas ou gastas, pois isso pode evitar a limpeza do vidro. Ruídos, trepidações e empenamento da lâmina são sinais de que é hora de trocar a palheta limpador de para-brisa do carro.

Bateria Automotiva

Fazer a manutenção correta da bateria do carro pode aumentar seu tempo de vida útil. Por isso, fique de olho se os terminais estão oxidados ou se há problemas de arranque. Além desses sinais, a dificuldade na partida do veículo pode indicar que a bateria automotiva está com problemas. Uma bateria em bom estado pode durar até 5 anos.

Amortecedores

Capaz de absorver os impactos para proporcionar maior conforto e estabilidade ao carro, os amortecedores são peças fundamentais do sistema de suspensão automotiva. Por isso, toda vez que for feita a revisão do carro, é indicado verificar o funcionamento dos amortecedores. Alguns sinais podem indicar que há algo errado como vazamento de óleo, ruídos e solavancos excessivos.

Aditivo de Radiador

Assim como o óleo de motor ou fluido de freio, o aditivo de radiador é um fluido automotivo que merece atenção. Afinal, o radiador é responsável por controlar a temperatura do motor, sendo necessário verificar o nível de líquido de arrefecimento a cada revisão veicular. A troca do fluido de radiador é recomendada a cada dois anos ou de acordo com o manual do automóvel.