Como Evitar Danos de Maresia no Carro: Saiba como Prevenir

Veja quais os danos causados pela maresia e aprenda como prevenir problemas

Por
Como Evitar Danos de Maresia no Carro: Saiba como Prevenir

Depois de passar um fim de semana na praia, você deve ter cuidados especiais com o carro. Isso porque, ao ficar exposto à maresia, a lataria e outros componentes automotivos podem sofrer danos. Por isso, confira quais os cuidados que você deve ter com seu veículo para evitar problemas causados pela maresia.

Quais os danos causados pela maresia no carro?

A maresia é um fenômeno que faz com que as gotículas da água salgada do mar sejam levadas pelo vento. Quando elas entram em contato com a lataria e outros componentes podem causar danos ao automóvel.

Uma das partes afetadas é o escapamento automotivo que pode até mesmo furar por causa da ação do sal. Isso também pode acontecer com peças de borracha como as palhetas do para-brisa.

Como prevenir danos causados pela maresia?

Um dos primeiros cuidados com o carro é fazer a lavagem assim que retornar do litoral para evitar o acúmulo de água salgada e a corrosão das peças. Se você mora em uma cidade praiana, a recomendação é lavar o carro uma vez por semana e encerar mensalmente. A cera automotiva pode ser usada para remover as manchas da maresia.

Outra dica de cuidado para evitar danos de maresia é fazer a vitrificação da pintura. Esse processo, geralmente, produz um resultado com longa durabilidade. Caso o veículo já tenha sido afetado pela ferrugem, pode-se remover com lixa. Mas, atenção: para ter um resultado satisfatório, é importante procurar os serviços de um profissional especializado.

Ao guardar o carro, prefira lugares cobertos e fechados, principalmente no período da noite que tende a ser o mais crítico da maresia.

Outra dica importante é evitar o uso de capas de proteção, pois, em ambientes com alta umidade, a corrosão pode ocorrer entre a capa e a lataria do veículo. Além disso, a carroceria pode sofrer com riscos ao colocar e tirar a capa constantemente.

Com essas dicas, você já pode se preparar para arrumar as malas e tirar uma folga com a família e os amigos sem expor o carro aos riscos causados pela maresia.