Como Escolher o Pneu certo para o seu Carro

Saiba identificar qual o tipo de pneu ideal para cada veículo

Por
Como Escolher o Pneu certo para o seu Carro

Que os pneus automotivos são importantes para dirigir com segurança não é segredo nenhum. Por isso, escolher o pneu certo para seu veículo é fundamental, mas, você sabe qual o modelo ideal para você? Então confira esse guia que preparamos para tirar todas as suas dúvidas.

Qual a hora certa para trocar o pneu do carro?

Todo pneu tem um índice de desgaste que ajuda o motorista a saber quando é a hora certa para fazer a troca. É o TWI – Tire Wear Indicator. Esse indicador é um ressalto de borracha que fica dentro dos sulcos e, à medida que eles se desgastam, o sulco fica menos profundo. Quando o TWI estiver encostando no asfalto, chegou a hora de trocar o pneu do carro.

Mas, se você notar bolhas, cortes ou buracos na borracha se apresse a fazer a substituição. Essas condições podem afetar os pneus de maneira perigosa, oferecendo menor estabilidade e colocando sua vida em risco.

Como escolher o tipo de pneu certo para cada tipo de carro

Qual o pneu ideal para o carro?

Você irá encontrar diferentes marcas, modelos e tamanhos de pneus. E não é um grande mistério desvendar qual o tipo certo para seu automóvel. Comece identificando o tamanho do pneu do veículo; para isso, basta ler as informações que estão na lateral. Entenda como fazer isso nos dois exemplos abaixo:

175/70 R14 86V

175: Largura da secção do pneu em milímetros

70: Altura do pneu em porcentagem

R: Pneu com construção radial, de um lado a outro

14: Diâmetro do aro

86: Índice de carga

V: Índice de velocidade

 

31x10.5 R15

31: Diâmetro total

10.5: Largura do tread

R: Pneu com construção radial

15: Diâmetro do aro da roda

Um pneu para cada carro

Outro ponto importante na hora de identificar o pneu certo para cada veículo é entender as diferenças entre os tipos de pneus. Normalmente, eles são identificados pelas siglas P (carros de passeio), LT (caminhões leves e alguns tipos de SUVs maiores), ST (reboques e motorhomes) e C (caminhões, vans e picapes maiores). Veja só!

Pneu de passeio

O pneu de passeio está presente na maioria dos veículos menores. Eles são desenvolvidos para rodar em tempo seco ou sob chuva e são considerados mais baratos do que outros modelos.

Pneu para pista seca

Pneus com poucos sulcos para escoamento de água, esse modelo permite maior contato da borracha com o solo e está presente, em sua maioria, em carros esportivos.

Pneu misto

São indicados tanto para estradas de asfalto quanto para estradas de terra, garantindo eficiência no desempenho em ambos os terrenos. Esse tipo de pneu é muito usado em jipes e SUVs.

Pneu para carga

Os pneus com códigos C são indicados para caminhonetes derivadas de carros de passeio como Montana e Saveiro, por exemplo. Já aqueles com código LT foram feitos para vans e utilitários esportivos. Esses modelos são conhecidos como pneus para carga com baixo nível de ruídos e capazes de transportar maiores cargas.

Além de saber qual o tipo de pneu certo para cada carro, é importante cuidar bem desse componente do veículo para prolongar o tempo de vida útil do pneu. Uma das principais dicas é fazer a calibragem correta. Quer saber mais novidades do mundo automotivo? Fique ligado aqui no Blog Carvizion.