4 Dicas Essenciais para Descobrir se o Carro está com Problemas

Carros com barulhos e trepidações podem apresentar problemas. Saiba como fazer a manutenção automotiva

Por
4 Dicas Essenciais para Descobrir se o Carro está com Problemas

Barulhos e trepidações são sinais de que o carro está com problemas. Nessas horas, a dica é não ignorar os sintomas. Mas, afinal, o que será que um ruído no veículo pode significar? Vem com a gente e descubra como identificar problemas no automóvel.

Problemas no motor do carro

Não espere ficar parado para se dar conta de que o motor do veículo não está funcionando corretamente. Barulhos e perda de potência devem ser levados a sério. Quando o motor começa a apresentar ruídos diferentes do que você está acostumado pode ser sinal de algum problema.

A perda de potência pode ser causada por combustível adulterado, problemas na bomba de injeção, velas e bicos injetores. É preciso procurar uma oficina mecânica para realizar a troca dos componentes com defeitos.

Outro problema que pode ser identificado com facilidade é a falta de lubrificação. O nível do óleo, assim como o nível da água, deve ser checado regularmente para evitar o desgaste irregular das peças automotivas. Note também se há muita fumaça e de cor escura saindo do escapamento. Isso pode ser indício de problemas no arrefecimento.

Sistema de suspensão danificado

Sentiu que o carro ficou instável ao dirigir por retas e curvas? Esses sinais, somados a trepidações no volante e barulhos ao passar por obstáculos, podem significar que o sistema de suspensão automotiva está com problemas.

Molas e amortecedores, responsáveis por absorver os impactos com o solo, precisam ser verificados. Somente assim é possível saber qual a causa dos problemas e realizar a troca dos componentes desgastados ou quebrados.

Cuidados com os pneus

Olhar se o pneu do carro está careca não é único cuidado que o motorista deve ter. Saber identificar os problemas pode ajudar a evitar o desgaste prematuro dos pneus automotivos. E um dos cuidados é realizar a calibragem na pressão correta.

Se os pneus do veículo estão murchos, a tendência é que eles se desgastem com maior facilidade, além de causar o aumento no consumo de combustível e a falta de estabilidade na direção. Uma possível causa dos desgastes da borracha pode ser o dano nos amortecedores.

Sintomas de problemas na caixa de câmbio

Dá para identificar problemas no câmbio automotivo e, assim, fazer os consertos necessários para evitar dores de cabeça. O desgaste na caixa de câmbio é causado tanto pelo tempo de uso como pela forma como o motorista dirige. E você pode perceber que algo anda errado ao notar alguns sintomas.

Se as marchas arranham e causam ruídos estranhos, diferentes do que você está acostumado, é bom verificar onde está o problema. Barulhos ao pisar na embreagem, trepidações ao arrancar com o carro e a alavanca se movendo sozinha são sinais que também merecem atenção.

Com essas dicas, você consegue ficar de olho no funcionamento do carro e evitar maiores problemas. Mas, o mais importante, é fazer sempre a revisão automotiva e levar o veículo até uma oficina de confiança para averiguar os componentes essenciais para o funcionamento do seu automóvel.