Carros Flex, qual o melhor combustível: etanol ou gasolina?
Conheça quais as vantagens de abastecer com gasolina e etanol

Desde 2003, quando os carros com motores flex chegaram à garagem dos brasileiros, muito se discute sobre as vantagens de abastecer esses veículos com etanol ou gasolina. Afinal, a grande vantagem do motor flex é justamente a versatilidade de funcionar com ambos os combustíveis.
No escapamento de um veículo flex se encontra a sonda lambda que reconhece o combustível usado e permite que o motor desempenhe sua função de acordo com a mistura que está ali no tanque. Se você tem dúvida sobre qual o combustível que vale a pena usar em automóveis flex, vem conferir esse conteúdo que fizemos para você.
Vantagens e desvantagens de etanol e gasolina
A gasolina é um combustível derivado do petróleo e considerado como um dos maiores responsáveis pela poluição das cidades. Uma de suas desvantagens em relação ao álcool é o preço na bomba. Por outro lado, ele gera maior autonomia já que permite que os veículos rodem maiores distâncias sem a necessidades de abastecer com frequência.
O etanol, por sua vez, é produzido no Brasil a partir da cana-de-açúcar. Isso faz com que ele seja uma opção mais barata e renovável. Afinal, é um biocombustível que não utiliza materiais de origem fóssil na sua composição. Se você enfrenta o trânsito das grandes cidades, com o infinito anda e para, ele é a melhor opção.
Muita gente tem dúvida se pode misturar os dois tipos de combustível no tanque do veículo. Isso é possível sim! Optar entre etanol ou gasolina vai depender de como você quer rodar e quais os fatores você leva em conta.
Quer maior autonomia para dirigir nas estradas? O indicado é abastecer com gasolina. Prefere um combustível renovável e com valor mais baixo? Escolha o etanol.
Dicas para economizar combustível
Não basta escolher qual o melhor combustível para seu carro. Com algumas dicas simples, você aprende como economizar combustível no dia a dia. Veja!
-
Cuide bem dos pneus e faça a calibragem correta;
-
Evite usar o ar condicionado automotivo;
-
Mantenha a velocidade constante e troque as marchas quando necessário;
-
Faça a manutenção do veículo frequentemente.
Com essas dicas você não irá forçar o motor do carro além da sua capacidade e poderá economizar ao fim do mês. Para saber mais novidades do mundo das quatro rodas, fique ligado aqui no Blog da Carvizion!