Carro Hatch ou Sedan: quais as vantagens e desvantagens?

Conheça cada um dos motivos que fazem do Hatch ou Sedan a melhor escolha

Por
Carro Hatch ou Sedan: quais as vantagens e desvantagens?

Se você anda pensando em comprar um carro novo, mas está na dúvida sobre qual o melhor modelo para você, preparamos um conteúdo especial que vai te ajudar a escolher entre um carro hatch ou sedan. Conheça as vantagens e desvantagens de ter esses modelos na garagem, confira!

Qual a diferença entre Hatch e Sedan?

Basta olhar para os veículos que você poderá perceber qual a principal diferença entre um automóvel sedã e um carro hatch. Normalmente, o Sedan ultrapassa os 4 metros de comprimento enquanto o Hatch chega em torno de 3,90 metros.

Também conhecido como automóvel de três volumes por ser composto por cabine, carroceria e porta-malas, o sedan é muito procurado por quem deseja espaço e um veículo sofisticado. Já os modelos hatch, ou dois volumes, são a escolha preferida daqueles que estão procurando o primeiro carro.

As vantagens e desvantagens de ter um veículo Sedan

Mais espaço e conforto

Com maior espaço interno, o sedan oferece também mais conforto aos passageiros. A distância entre eixos é maior nesses modelos do que nos hatchbacks, permitindo mais espaço para as pernas das pessoas que viajam no banco de trás. Assim, ele é a escolha ideal para famílias.

Além disso, o porta-malas é mais amplo e possibilita o transporte de bagagens maiores. E essa é uma vantagem e tanto para quem vai fazer viagens mais longas e precisam levar muitos objetos.

Melhor desempenho na estrada

Esse modelo é mais estável que os automóveis compactos. Em comparação com os hatchs, os sedãs saem na frente também quando o assunto é maior potência, torque e cilindradas. Os motoristas sentirão a diferença ao dirigir esse tipo de veículo na rodovia onde a velocidade tende a ser mais alta e constante.

As manobras de estacionamento e os gastos

Por serem maiores, esses carros podem ser mais difíceis para quem vai realizar manobras de estacionamento. Quem vai dirigir um sedan pela primeira vez talvez encontre dificuldade em fazer as balizas, encostando nos veículos que estão posicionados na traseira.

Outra desvantagem em ter um sedan é com relação aos gastos maiores. Com mais potência, eles tendem a consumir mais combustível do que os veículos compactos, influenciando no seu bolso.

As vantagens e desvantagens de ter um veículo Hatch

Tamanho compacto

A principal vantagem de ter um hatchback é o seu tamanho. Ideal para quem não tem muita bagagem para levar no dia a dia, esse carro compacto foi feito para trazer mais praticidade também na hora de estacionar. Afinal, não é preciso vagas muito espaçosas para parar esse automóvel, problema muito comum principalmente em grandes cidades.

Preço de venda mais acessível

Quer comprar um carro novo, mas não pretende investir pesado? Os hatchs são as melhores opções. Normalmente, eles são mais baratos do que veículos sedan, tornando-se a primeira opção para quem vai comprar o primeiro carro.

Carro mais econômico

Compactos, mais leves e com motores que precisam de menos esforço para funcionar, esse modelo tende a consumir menos combustível. Além desse tipo de gasto, ele também é conhecido por oferecer uma manutenção mais simples do que outras categorias.

Portanto, você viu quais são os maiores benefícios para ter um veículo hatch ou sedan. Se você busca mais espaço, o ideal são os automóveis de três volumes, mas se você quer mesmo um compacto, a melhor solução é o hatchback. O melhor modelo é aquele que se adequa a sua necessidade.

Agora que você já viu quais são as vantagens de cada um desses modelos, está na hora de procurar o carro perfeito para você. Conheça a Carvizion e veja como é fácil e seguro comprar carro pela internet.