Carro batido é melhor vender ou recuperar?

Descubra o que fazer se seu carro sofrer algum tipo de sinistro: vale a pena restaurar o automóvel?

Por
Carro batido é melhor vender ou recuperar?

Bater o carro pode ser um problema maior do que você imagina. Afinal, se você só precisar fazer pequenos reparos, vale a pena recuperar o veículo, mas, se os danos forem maiores, é preciso colocar na balança. Por isso, vamos te ajudar a saber o que é melhor: vender ou consertar um carro batido. Fique ligado!

Bati meu carro. E agora?

Depois de um acidente com o automóvel, ele será desvalorizado em cerca de 25% em média. Se você se deparar com uma lanterna quebrada, alguns amassados na lataria ou riscos na pintura, vale a pena recuperar o veículo.

Entretanto, se a batida for mais grave e comprometer partes da estrutura e sistema elétrico automotivo, é preciso colocar na ponta do lápis e avaliar os seguintes fatores:

  • Seu carro é importado ou fora de linha? Você pode ter dificuldades em encontrar peças de reposição.

  • O valor do conserto compensa? Se o valor da recuperação for maior que o valor da venda, você sairá do negócio sem lucro.

carro-batido-vender-recuperar-restauracao-restaurar-o-que-fazer-conserto-arrumar-passar-para-frente

Acionando o seguro automotivo

Sofreu a perda total do carro? Se você tem seguro auto deve acioná-lo. Nesses casos, a empresa pode oferecer um carro igual ao segurado ou custear parte do valor do conserto, respeitando a franquia.

Caso o valor da recuperação do veículo seja igual ao valor da apólice, a seguradora indeniza o cliente totalmente. Por isso, o prejuízo com a recuperação deixa de ser um problema e você poderá investir na compra de um novo modelo.

Como vender o carro batido

Você avaliou a situação e decidiu por vender o carro ao invés de recuperá-lo. Há duas formas de agir: vender a uma pessoa física ou a uma empresa.

No caso de oferecer a um comprador particular ou anunciar em sites de venda como a Carvizion, você poderá negociar o valor diretamente com a pessoa interessada, avaliando os danos causados pelo acidente para não sair totalmente no prejuízo.

Mas, se você optar por vender o veículo a uma empresa, saiba que existem lugares especializados em comprar carros para restauração com o intuito de vendê-los novamente para que eles voltem a circular. Nesse caso, você poderá ter que se desfazer do seu automóvel por um valor abaixo do esperado.

É bom lembrar que depois que o automóvel sofre algum tipo de sinistro, os dados do acidente e a situação do veículo ficam registrados no Detran para serem consultados pelo futuro comprador.

Portanto, se você está em dúvida sobre o que fazer, a melhor dica é procurar um mecânico de confiança para avaliar os danos, fazer um orçamento e te ajudar se vale a pena vender ou recuperar um carro batido.