8 Dicas Importantes de Como Economizar Combustível

Aprenda a não desperdiçar gasolina e etanol com dicas importantes

Por
8 Dicas Importantes de Como Economizar Combustível

Economizar combustível em época de alta no preço da gasolina e do etanol é fundamental para não atrapalhar o seu bolso. Você sabia que entre as causas que mais desperdiçam combustível estão pneus murchos, excesso de peso do carro, janelas abertas e dirigir no ponto morto?

Com atitudes simples como planejar bem o itinerário, evitando ruas congestionadas, você consegue economizar combustível. Confira 8 dicas fundamentais para não desperdiçar gasolina.

 

01 – Cuide bem dos pneus

Pneus descalibrados são um dos fatores que levam ao gasto excessivo do combustível, podendo aumentar entre 1,5% a 3% o consumo. Para evitar esse desperdício é simples: utilize a pressão de pneus correta.

Outro cuidado importante com os pneus automotivos é realizar o alinhamento para que eles se desgastem menos e o balanceamento que evita trepidações. Essas ações previnem que a área da roda entre em contato com o asfalto e faça com que o veículo perca desempenho.

02 – Evite o excesso de peso

Um carro com mais peso tende a usar mais combustível, isso porque ele precisa de maior aceleração. Dessa forma, quanto mais carregado o veículo estiver, mais combustível ele irá consumir. A dica é conferir no manual do proprietário qual a capacidade máxima de peso recomendado para ser transportado no automóvel.

03 – Use as janelas do carro fechadas

Você pode se perguntar: mas por que manter as janelas do carro fechadas irá ajudar a economizar combustível? Isso tem a ver com a aerodinâmica do veículo que gera menos atrito no ar. Dessa forma, quando o carro está em alta velocidade com as janelas abertas, o ar entra e é necessário mais força por parte do motor para quebrar essa pressão. Em velocidade constante, andar com o carro com as janelas abertas pode causar consumo até 10% maior.

Outra dica é não usar o ar condicionado com frequência já que ele também pode aumentar o consumo de combustível. Por isso, nos dias com temperaturas mais amenas, vale a pena desligar o ar condicionado automotivo.

04 – Faça a manutenção do carro com frequência

Verifique todos os componentes do automóvel como cabos, velas e o sistema de ignição que, em bom funcionamento, ajudam a economizar combustível. Dê atenção especial às velas de ignição. Quando elas estão gastas, a tendência é que queime combustível de maneira desregulada, podendo gerar aumento no consumo do carro. Por isso, leve o veículo ao seu mecânico de confiança e faça a revisão regularmente.

05 – Cuide dos filtros de ar e combustível

Cuidar dos filtros do carro evita que eles fiquem entupidos, influenciando na mistura de ar e combustível na câmara de combustão. Caso isso aconteça, o motor do veículo terá que se esforçar mais e acabará consumindo mais combustível. Observe o tempo para a troca do filtro de ar e combustível no manual do veículo ou procure um profissional.

06 – Não ande em ponto morto

Você já ouviu falar que dirigir o carro em ponto morto ajuda a economizar combustível? Pois não é bem assim. Ao colocar o câmbio em ponto morto você não poderá usar o freio motor e fará com que o carro fique mais instável, o que também pode aumentar o risco de acidentes.

Veículos equipados com injeção eletrônica ficam ainda mais propensos ao aumento de combustível, já que o sistema de injeção identifica que o motor não precisa acelerar e corta o combustível da câmara.

07 – Atenção à troca de marchas

Você sabia que a troca de marchas é um dos fatores que mais influencia no aumento do consumo de combustível? Saber a velocidade certa para trocar a marcha e trocá-la somente na rotação correta irão ajudar a economizar combustível no dia a dia.

08 – Cuidados ao dirigir o carro

Acelerar e frear o automóvel bruscamente irá contribuir para o aumento do consumo de combustível já que o motor do veículo será mais exigido, além disso, você colocará sua segurança em risco. Troque as marchas de maneira suave e meça a força da aceleração para não desperdiçar combustível.

Coloque nossas dicas em prática. Com elas, o motor do carro não será forçado mais do que o necessário e você não terá que frequentar o posto de combustível exageradamente.