7 Dicas para Prevenir Acidentes no Trânsito

Veja como evitar acidentes no trânsito com dicas especiais para o dia a dia

Por
7 Dicas para Prevenir Acidentes no Trânsito

Maio é o mês de conscientização para a prevenção de acidentes no trânsito. Com algumas atitudes simples no dia a dia, você passa a dirigir com mais segurança e aproveita cada segundo da sua vida com maior tranquilidade. Por isso, confira as dicas que separamos para você!

01. Sem celular ao dirigir

Vai dirigir? Desligue o celular! Enquanto você fala ao telefone ou digita mensagens sua atenção é desviada e seus reflexos podem ser comprometidos. Além disso, falar ao celular enquanto dirige é infração gravíssima e gera 7 pontos na carteira.

02. Bebida e direção não combinam

Você já está cansado de saber que bebida alcoólica e direção não podem ser misturadas. Ela tem o poder de reduzir os reflexos do motorista e afetar a atenção na condução do veículo, podendo resultar em acidentes. Essa combinação desastrosa é infração gravíssima com direito a retenção da carteira de habilitação por 1 ano.

03. Respeite os limites de velocidade

Preste atenção às placas de trânsito nas ruas e estradas. Para que você não coloque sua vida e de outras pessoas em risco, respeite os limites de velocidade. Outra dica importante: não faça ultrapassagens em locais proibidos.

04. Use cinto de segurança

Ao entrar no carro, coloque o cinto de segurança. Esse equipamento é importantíssimo quando o assunto é resguardar sua vida e seu uso é obrigatório. O cinto automotivo deve ser usado tanto por motoristas e passageiros do banco dianteiro quanto do banco traseiro.

05. Pratique a direção defensiva

Quando for dirigir, dirija por você e pelos outros motoristas. A sua atenção deve estar totalmente voltada para o trânsito. Por isso, mantenha distância do carro da frente, respeite as placas e sinalizações, e nunca faça ultrapassagens onde não é permitido.

06. Leve as crianças com segurança

Vai transportar seu filho, sobrinho ou irmão? Lugar de criança menor de 10 anos é no banco traseiro. Crianças com até 1 ano de idade devem ser levadas no bebê conforto enquanto os pequenos entre 1 e 4 anos devem usar cadeirinha de segurança. Já as crianças de 4 a 7 anos e meio precisam usar assento de elevação.

07. Faça a revisão preventiva

Essa dica serve para todos os momentos, não somente antes de pegar a estrada para viajar. Verifique os níveis de água e óleo do carro, observe o estado dos pneus e cheque as condições de luzes, pedais e do sistema elétrico. Procure um mecânico de confiança para realizar a manutenção preventiva e siga sempre em segurança.

Não se esqueça: a sua segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Com dicas simples, você conduz com atenção e pode viajar mais tranquilo.