6 Cuidados Fundamentais para Preservar o Bom Funcionamento do Carro

Freios, embreagem, motor. Saiba quais componentes do carro merecem manutenção constante

Por
6 Cuidados Fundamentais para Preservar o Bom Funcionamento do Carro

Preservar o carro pode demandar tempo e dinheiro, mas, se você fizer as manutenções todo mês, o bom funcionamento do automóvel pode ser mantido. Separamos 6 dicas de cuidados especiais que você deve dar ao veículo. Confira só!

01 – Cuidados com os Freios

Cheque sempre os freio do carro. Fique de olho no líquido de freio que nunca deve estar abaixo do recomendado no reservatório. Mas, se isso acontecer sempre, pode ser que haja algum vazamento no sistema.

Vazamentos podem indicar desgastes das pastilhas e discos de freio. E esses são componentes que merecem atenção. Como as pastilhas são responsáveis por fazer as rodas pararem, elas são essenciais para a segurança. Inclua os cuidados com as pastilhas de freio automotivas na revisão e faça a troca se necessário.

02 – Verifique a Correia Dentada

Peça que permite o bom funcionamento do motor do automóvel, a correia dentada merece atenção e manutenção constante. Rodar com a correia desgastada pode encostar seu carro na oficina mecânica, pois ela pode causar prejuízos nas peças do motor.

Geralmente, a correia dentada é substituída em média a cada 50 mil quilômetros, mas você pode verificar essa data no manual do veículo.

03 – Atenção aos Pneus

Nunca é demais lembrar qual a importância de ter pneus em bom estado no carro, não é mesmo? Alguns cuidados são fundamentais para que você possa dirigir com segurança, afinal o pneu é a única área de contato entre o carro e o asfalto.

Fique de olho no desgaste para não andar com pneus carecas e faça a calibragem correta. Além de ganhar maior aderência e preservar os pneus, calibrá-los regularmente pode ajudar na economia de combustível e a evitar desgaste precoce.

04 – Troque o Óleo do Motor

O óleo de motor serve para lubrificar as partes móveis do motor do veículo. Por isso, fique de olho nesse fluido. Trocar o óleo do motor é super importante para evitar o gasto excessivo de combustível e a emissão de gases.

Não fazer essa manutenção poderá gerar falhas no sistema de lubrificação e causar danos ao motor. E como saber se o nível de óleo está correto? Você pode verificar visualmente e levar a um mecânico de confiança caso desconfie de vazamentos.

05 – Manutenção na Embreagem

A embreagem é a responsável por ligar o volante à caixa de câmbio e às rodas. Com ela em mau funcionamento, é impossível trocar de marchas. Notou ruídos ou dificuldades para engatar as marchas? Esses podem ser sinais de que há algo errado.

Para preservar o bom funcionamento da embreagem tome algumas atitudes simples como não descansar o pé no pedal de embreagem ao dirigir ou segurar o carro pela embreagem durante subidas. Nesses casos, opte por acionar o freio de mão para não danificar o funcionamento desse sistema.

06 – Conserve a Pintura do Veículo

Conservar o bom estado do carro também depende do cuidado com a pintura. Afinal, arranhões ou manchas podem desvalorizar o automóvel. Cuidados simples ajudam a preservar o acabamento na lataria.

Faça a lavagem automotiva sempre que possível. Você também pode optar por encerar e polir a superfície para proteger o carro. Evite expor a pintura ao sol, a solventes para não manchar e dejetos de pássaros que também danificam o exterior do veículo.

E aí, curtiu nossas dicas? Viu só como alguns cuidados que ajudam a preservar e conservar o veículo podem ser feitos no dia a dia? Agora é a hora de praticar. Por isso, leve seu carro ao mecânico e faça a revisão com regularidade.