5 Dicas para fazer a limpeza interna do carro corretamente

Aprenda como limpar teto, tapetes, bancos, painel e vidros do carro do jeito certo

Por
5 Dicas para fazer a limpeza interna do carro corretamente

Muita gente sabe como lavar o carro por fora, mas se esquece dos cuidados com a parte interna. Tão importante quanto a limpeza externa, você também precisa cuidar do lado de dentro do veículo. Pensando nisso, preparamos 5 dicas especiais para limpar bancos, tapetes e todos os cantinhos do seu carro. Venha conferir!

 

Qual a importância da limpeza automotiva interna?

Fazer a higienização interna do carro é importante para a sua saúde. Sim, isso mesmo! Deixar de limpar o carro por dentro pode causar problemas de saúde devido ao acúmulo de ácaros, fungos e bactérias.

Além disso, o excesso de poeira pode comprometer o bom funcionamento do automóvel. Quando fungos e bactérias se alojam no interior do filtro do ar condicionado é necessário remover, pois eles podem fechar os tubos da câmara de refrigeração e causar danos à saúde. O que fazer? Procure um profissional para fazer a higienização completa.

 

Cuidados ao limpar o carro
1. Como limpar o teto do veículo

Animado para começar a limpeza do carro? Comece limpando o teto do automóvel com escova macia para retirar a poeira acumulada e borrife uma mistura de água, detergente neutro e desinfetante sem cor. Depois, é só passar um pano seco e deixar secar naturalmente.

2. Como limpar os bancos do carro

Para limpar os estofados, use o aspirador de pó para remover a sujeira pesada. Redobre os cuidados com os bancos de couro e evite usar produtos químicos que podem causar manchas. Estofados de couro sofrem com ressecamento, por isso, use produtos específicos para couro que hidratem a superfície.

3. Como limpar o painel de instrumentos

Cuidado ao limpar o painel de instrumentos do veículo para não expor a parte elétrica à umidade ou água. Você pode fazer a limpeza com um pano úmido e secar bem logo depois. Se quiser passar silicone ou revitalizador para plásticos, dando um brilho maior, evite aplicar o produto no volante e na manopla de câmbio para que eles não fiquem escorregadios e afetem a segurança ao dirigir.

4. Como limpar os tapetes automotivos

Seu carro tem tapetes de borracha? Para fazer a limpeza você pode usar água, detergente neutro e uma escova para remover a sujeira mais pesada. Se os tapetes automotivos forem de carpete, use o aspirador de pó e um pano úmido. Antes de colocar os tapetes do carro de volta deixe-os secar bem ao sol para não adquirir odores.

5. Como limpar os vidros do carro

Os cuidados com os vidros não são só pela limpeza, eles são importantes também para sua segurança e visibilidade. Por isso, pelo menos 1 vez na semana limpe os vidros por dentro e por fora usando pano úmido com álcool ou produto limpa-vidros. Evite usar panos que soltem fiapos.

 

Depois de deixar o carro nos trinques, lembre-se: portas e janelas abertas para secar bem o interior do veículo, impedindo que ele fique úmido e adquira um cheiro desagradável.

 

Bônus: Cuidados com a limpeza externa do automóvel

Interior do veículo bem cuidado, agora é hora de cuidar do lado de fora do seu carro. Confira algumas dicas importantes para manter o visual e valorizar seu veículo.

  • Evite usar detergente durante a lavagem para não danificar a pintura;
  • Os lava-rápidos com lavagem automática também pode trazer prejuízos à pintura do carro;
  • Seque bem o veículo após a lavagem para evitar manchas na lataria;
  • Não deixe o automóvel secar ao sol para evitar manchas e desgastes.