5 Dicas para Escolher uma Boa Oficina Mecânica

Confira dicas importantes para escolher uma oficina automotiva de confiança para levar o carro

Por
5 Dicas para Escolher uma Boa Oficina Mecânica

Carro com problema só tem uma solução: levar à oficina mecânica. Por isso, é importante avaliar tudo o que envolve os serviços prestados pela empresa e saber escolher uma oficina mecânica de confiança. Separamos algumas dicas importantes para que você possa escolher uma boa oficina para levar seu carro. Confira!

1. Avalie a reputação da oficina e peça a recomendação de amigos

Antes de levar seu carro até uma oficina mecânica procure saber sobre os serviços prestados por ela e a qualidade do trabalho. Para isso, peça a recomendação de amigos que já utilizaram os serviços.

Com a indicação de amigos e parentes você pode ficar sabendo sobre a localização, estrutura, atendimento, preços e a qualidade do trabalho, assim como a capacitação dos funcionários.

2. Verifique a estrutura e maquinário disponível

Chegou até a oficina mecânica? O próximo passo é avaliar a estrutura do local, maquinário e ferramentas disponíveis. Alguns serviços só podem ser executados por oficinas especializadas, por isso, confira se o local escolhido pode prestar o serviço necessário com qualidade.

Você também pode optar por fazer o conserto do carro em lojas autorizadas. Além de evitar possíveis prejuízos, você não perderá a garantia do veículo.

3. Faça um orçamento antecipado

Antes de colocar o carro na oficina mecânica é recomendado que você peça um orçamento antecipado com a descrição de todos os serviços que serão realizados. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e que você seja surpreendido com o valor final da conta.

É bom lembrar que algumas oficinas cobram uma taxa para realizar o orçamento dos serviços. Por isso, antes de fazer a solicitação, se certifique sobre a cobrança desse valor.

4. Pesquise os preços de mercado

Com o orçamento em mãos, o próximo passo é fazer uma pesquisa de mercado. Procure outras empresas para comparar os orçamentos dos serviços. Isso ajuda a conhecer e comparar os valores para não ser enganado por nenhuma oficina mecânica. A dica principal é: desconfie de preços elevados.

5. Exija a nota fiscal para efeito de garantia

Com o serviço concluído, exija a nota fiscal com todos os detalhes mencionados no orçamento e realizados pela oficina automotiva. Ela é a sua garantia caso haja algum problema que não foi solucionado com o conserto.

O serviço prestado pela oficina mecânica possui garantia de 90 dias para proteger o consumidor. E a única maneira de exigir esse direito é apresentando a nota fiscal fornecida pelo estabelecimento.

Antes de tirar o automóvel da oficina teste para saber se o conserto foi realizado e o problema solucionado. Aproveite para fazer uma vistoria e se certificar de que o carro não possui amassados, riscos na pintura ou acessórios quebrados.