Multa para pedestres e ciclistas começa a valer a partir de março

Veja valores e como será aplicada multa para pedestres e ciclistas

Por
Multa para pedestres e ciclistas começa a valer a partir de março

Não estranhe se, ao atravessar fora da faixa de pedestre, você for multado. A partir de março de 2019, pedestres e ciclistas que desrespeitarem a lei poderão ser autuados. Previstas no Código de Trânsito Brasileiro de 1997, as punições nunca foram iniciadas por falta de regulamentação de como seriam feitas.

Multa para pedestres e ciclistas: como será?

Prevista para ser iniciada em abril de 2018, a resolução que documentava o início das punições foi adiada para dia 1° de março de 2019 para dar mais tempo aos órgãos de trânsito para que se adaptem às novas normas. Fique de olho e saiba como funcionarão as penas para as infrações cometidas.

Multas para pedestres:

Caso o pedestre descumpra uma das regras, ficará sujeito a pagar multa de R$44,19. Veja quais são as infrações:

  • Ficar no meio da rua;

  • Atravessar fora da faixa, passarela ou passagem subterrânea;

  • Usar as vias sem autorização para festas, práticas esportivas, desfiles ou atividades que prejudiquem o trânsito.

Multas para ciclistas:

Ciclistas que desrespeitarem as leis estabelecidas podem pagar multa no valor de R$130,16, além de ter a bicicleta apreendida. Saiba quais são as regras para quem anda de bike:

  • Andar na calçada quando não há sinalização permitindo;

  • Guiar de forma agressiva;

  • Andar em vias de trânsito rápido que não tem cruzamento;

  • Pedalar sem as mãos;

  • Transportar peso incompatível com a bicicleta;

  • Andar na contramão na pista de carros (quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, o ciclista deve andar na lateral da pista, no mesmo sentido de circulação dos carros).

Como será aplicada a multa?

Foi pego cometendo uma das infrações de trânsito? O agente de trânsito ou autoridade que flagrar o descumprimento da regra deverá abordar e notificar o infrator, preenchendo um auto de infração com nome completo, documento de identificação e, se possível, endereço e CPF.

No caso de ciclistas, além desses dados, o agente deverá anotar o número de identificação que fica no quadro da bicicleta. A multa poderá ser paga via boleto ou através de cartão de crédito.