CNH Digital: Como ter Carteira de Habilitação no Celular

Veja o passo a passo para ter CNH-e no smartphone ou tablet

Por
CNH Digital: Como ter Carteira de Habilitação no Celular

Você com certeza já ouviu falar da CNH Digital. Implementada em 2017, a CNH-e permite que você tenha a Carteira Nacional de Habilitação no celular para usar caso a versão impressa seja esquecida em casa. Agora, é possível emitir a versão eletrônica sem sair de casa. Quer saber como? Confira!

Quem pode ter CNH Digital?

A partir de maio de 2017 as novas carteiras de habilitação começaram a ser emitidas com QR Code para combater fraudes e falsificações. Essa nova versão permite o registro da CNH Digital. Se você ainda não tem habilitação com QR Code pode solicitar a segunda via que custa R$42,41.

Como gerar a Carteira de Habilitação Digital?

Antes, para emitir a versão eletrônica da carteira de motorista, era preciso baixar o aplicativo e se dirigir ao Detran onde o documento foi emitido para confirmar dados pessoais ou utilizar um certificado digital pago para começar a usar a CNH-e.

Agora, o Ministério das Cidades lançou o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito para sistemas Android e iOS. Depois de fazer o download é preciso se cadastrar e aguardar o e-mail de confirmação.

Depois é só seguir o passo a passo, escolhendo a opção “pelo celular” disponível no app. É preciso escanear o QR Code, fazer a identificação biométrica facial usando a câmera do smartphone ou tablet e criar uma senha de 4 dígitos para que a CNH esteja disponível para consulta mesmo offline.

É isso mesmo. Para acessar a CNH digital você não precisa ter sinal de internet ou wi-fi, apenas para o primeiro acesso, já que o documento ficará disponível através da senha cadastrada. Agora, se a bateria do celular acabar, você terá problemas caso não esteja com a CNH impressa, pois estará cometendo infração de trânsito que gera multa de R$88,38 e três pontos na carteira.

Vale a pena ter CNH Digital?

As vantagens de ter a carteira de habilitação eletrônica são a praticidade e a segurança caso você não tenha o documento impresso em mãos já que ela tem todas as informações disponíveis na habilitação convencional. Ainda há a previsão de que a versão digital traga informações sobre a pontuação de infrações cometidas e o lembrete para a renovação da carta com a data de vencimento.